08/02/2016

Sou Síndico, e Agora ?

Certamente esta é uma pergunta que, novato ou mais calejado, sempre é feita por quem é eleito para a função de Síndico.

Então, aqui vai um passo-a-passo que pode ajudar.

São vários aspectos a serem examinados: jurídico, trabalhista, contábil, de manutenção de máquinas e equipamentos, convívio entre os condôminos e com os empregados.

Examinaremos cada item num tópico separado, nas próximas postagens.

Uma atitude interessante que aprendi ao longo dos anos, é a de examinar as contas dos últimos 6 a 12 meses. Por ali podemos verificar onde os gastos estão excessivos, se comparados com prédios do mesmo porte na localidade. Se o seu condomínio tem o suporte de uma administradora (aconselhável), o seu Gerente de Contas pode lhe dar um panorama bem realista da situação, sugerindo algumas soluções.

Outra atitude interessante, mesmo que você more no prédio há muito tempo e freqüente todas as Assembleias, é examinar o Livro de Atas, verificando assuntos cotidianos recorrentes (lixo, manutenção, limpeza, garagem, etc.),  e em especial aqueles que exijam atitudes mais efetivas (consumo de água e luz, reparos em máquinas e instalações, inadimplência, comportamento de condôminos e funcionários, entre outros).

Feitas essas duas tarefas, o ideal é conhecer as instalações, máquinas e equipamentos do prédio, desde o telhado ao subsolo, se houver. Caso você não tenha disposição física para isso, verifique com sua Administradora se ela tem um Departamento Técnico, ou se pode indicar um profissional para essa inspeção e relatório, que servirá para orientar suas próximas ações preventivas e corretivas. O Porteiro também pode fazer isso, mas, lembre-se que há economias que geram prejuízos.

Finalmente, invista algumas horas conhecendo seus funcionários e vizinhos. Além de ser agradável saber com quem convivemos, algumas idéias e sugestões podem ser bastante úteis e práticas.

No próximo tópico, darei algumas sugestões para economia de água e luz.

Se este artigo foi útil para você, comente aqui ou na minha página no facebook (https://www.facebook.com/coachmiguelbraga/), ou envie seu artigo e dúvidas para publicação.

Obrigado!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário